É muito comum aparecerem dúvidas sobre projeto de interiores, por isso preparei uma seleção das perguntas mais frequentes para responder para vocês. Caso não tenha a sua, por favor, entre em contato que terei o maior prazer em responder!
Como funciona o projeto de interiores?
Primeiramente faremos uma reunião para que eu possa entender as demandas do seu projeto. É preferível que seja in loco, porém entendemos que há situações em que isso não é possível, neste caso a demanda de projeto é discutida mediante uma planta baixa.
Depois desse primeiro encontro, vou montar e apresentar a você uma proposta de projeto (ainda não é o projeto), que constará as opções e valores de pacotes que terei disponível para te oferecer.
Proposta avaliada e aprovada, após assinarmos contrato, vamos para o processo de projeto que inicia com o briefing e o levantamento físico do ambiente. Depois das informações necessárias levantadas, termos na sequência: estudo de layout, apresentação do estudo e escolha de alguns materiais importantes, elaboração e apresentação de maquete 3D, renderização da maquete, elaboração do detalhamento executivo e obra.
Lembrando que cada projeto é único e pode necessitar de etapas a mais ou a menos do que essas que listei e isso é avaliado cuidadosamente na elaboração da proposta de projeto.
Por que fazer um projeto de interiores?
Há inúmeros benefícios em fazer um projeto de interiores. Selecionei os 5 principais:
1- O primeiro deles, sem dúvida é a personalização. Sua casa conta quem você é, por isso sua história, conquistas e tudo que for precioso para você precisa ser traduzido de forma harmônica através de suas paredes. Você precisa se sentir em casa de verdade.
2- Sentir-se em casa envolve todos aqueles que moram nela e com isso o bem estar individual e familiar é naturalmente renovado, trazendo qualidade de vida.
3- Fazer um projeto de interiores, garante o resultado final aliando estética, funcionalidade e praticidade. Através do processo de projeto você conseguirá prever como ficará seu ambiente antes mesmo que a obra comece, o que viabiliza o orçamento e evita transtornos.
4- Se você já encarou uma obra por mais simples que seja, sem o auxilio de um profissional, sabe que durante o processo surgem muitas dúvidas. Quando seguimos um projeto, bem feito e bem detalhado, além de gerarmos economia de tempo e dinheiro, evitamos o desgaste que a palavra "obra" e tudo que a envolve traz, garantindo que o investimento feito seja aplicado de maneira eficaz.
5- Por fim, porém não menos importante, temos a valorização do seu imóvel. O resultado de todo um processo de melhorias e investimentos direcionados de forma inteligente, é a garantia de que além de morar bem você valoriza o que é seu.
Posso fazer projeto de apenas um ambiente?
A resposta é sim! Temos neste caso duas situações: a) Quando o objetivo é renovar apenas um ambiente; b) Quando vamos renovar todo o imóvel, porém fracionamos a reforma para viabilizar sua execução. Você não precisa fazer o projeto de um imóvel completo se seu objetivo é apenas um ambiente. Se a intenção é renovar a casa toda, fazer o projeto completo nos dá o benefício de planejar melhor os espaços de forma que se harmonizem no resultado final. Contudo há a possibilidade de executarmos a reforma por partes, de acordo com as suas possibilidades.
Quanto vai custar meu projeto?
O valor de um projeto de interiores depende diretamente da demanda do serviço a ser executado. Isso quer dizer que cada projeto é único e não seria justo para vocês nem para mim, estabelecer um padrão de valores baseado em metro quadrado, por exemplo. Para saber o valor do seu projeto, vamos conversar sobre seus objetivos e as possibilidades do seu ambiente. Depois, vou te apresentar uma proposta de projeto contendo tudo detalhadinho, incluindo valores, formas de pagamento e o que a proposta inclui.
Meu imóvel é alugado, dá pra fazer projeto de interiores?
Sim! Mesmo que a propriedade seja alugada existem inúmeras possibilidades de personalizá-lo sem precisar realizar grandes mudanças físicas no imóvel. Algumas pessoas perguntam inclusive se compensa fazer um projeto para um local que pertence a outra pessoa e que será devolvido ao final do contrato. Para responder a essa questão costumo fazer a seguinte comparação: "Não investir em melhorias na sua qualidade de vida dentro de um imóvel que não é seu, só porque ele será devolvido depois de um período, é o mesmo que deixar de viajar apenas porque um dia você irá voltar."
Dá pra fazer uma reforma sem quebradeira?
Nem sempre é preciso quebradeira para renovar um ambiente. Podemos fazer uma transformação enorme utilizando recursos simples e eficazes sem que haja necessidade de quebrar uma parede ou remover um piso, por exemplo.É importante frisar que tudo depende do objetivo a ser atingido. Hoje em dia temos recursos para produzir cada vez menos lixo de obra, o que a torna mais sustentável, mas infelizmente há momentos (e casos) em que precisaremos descartar algum resíduo.
O que é detalhamento ou projeto executivo?
Detalhamento de projeto ou projeto executivo é parte de grande importância dentro de um projeto de interiores. Nele estarão os desenhos técnicos e o detalhamento de tudo que engloba seu projeto. No momento da obra é o projeto executivo que será consultado para garantir que a mão de obra possa realizar todo o trabalho sem maiores problemas, de forma que o resultado final esteja de acordo com o que você já havia aprovado na etapa anterior. Mesmo que a obra seja acompanhada de perto pelo responsável e criador do projeto, é humanamente impossível guardar todas as informações que fazem parte de um projeto específico, por isso ter um detalhamento bem feito faz toda a diferença no resultado.
Você faz acompanhamento da obra?
Sim, faço acompanhamento da obra. Nas opções da proposta você verá pacotes com acompanhamento de obra ou não. Caso você contrate um pacote que inclua visitas técnicas, estarei presente na obra quando necessário. Se você escolher um pacote que não inclua visitas, poderá adquiri-las separadamente.